UFABC e Prefeitura de São Bernardo definem ações conjuntas durante reunião

Encontro tratou de formação continuada, pacto pela educação e infraestrutura no entorno do campus

O reitor da UFABC, Dácio Matheus, e o prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, (acompanhados de suas respectivas equipes) participaram de reunião, no Gabinete da prefeitura, para tratar sobre possíveis ações e parcerias institucionais de interesse mútuo na quarta-feira (14). O reitor destacou que a UFABC dispõe de estrutura e está à disposição para apoiar ações de formação de professores da rede pública municipal. A pauta da segurança no entorno do campus da instituição na cidade também foi levantada como uma preocupação do gestor da Universidade. “A Universidade pode ter certeza que pode contar comigo”, afirmou Lima.

Além das parcerias no campo pedagógico e formativo, questões mais estruturantes relacionadas ao planejamento urbano também foram discutidas durante a reunião. Ponto e linha de ônibus que possam servir à comunidade, e um plano de revitalização do entorno do campus, passando por nova iluminação e a implantação de praça e uma ciclofaixa foram alguns dos assuntos abordados.

Matheus iniciou a reunião abordando o Pacto pela Educação Básica do ABC, firmado entre o Consórcio Intermunicipal Grande ABC, a Universidade e o Ministério da Educação (MEC). A tratativa vai ao encontro das reivindicações das cidades da região pela formação de docentes para o Fundamental I.

“Nosso Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) prevê a criação do curso de Pedagogia para atender essa demanda”, explicou o reitor ao secretário de Educação do município, Júlio César da Costa, que participou da reunião ao lado da adjunta da pasta, Jussara Bezerra.

Outro ponto tratado foi a possibilidade de cooperação voltada à formação inicial e continuada de professores, por meio da oferta de cursos de graduação, especialização e disciplinas em diferentes áreas do conhecimento. “As aulas têm o professor, os alunos e toda a estrutura providenciada para recebê-las, e não é incomum que a gente tenha algumas vagas remanescentes que podem ser facilmente destinadas a professores da rede pública municipal. Estas professoras e professores poderiam cursar disciplinas e criar um vínculo como alunos especiais da UFABC”, disse o reitor. “Essas disciplinas poderiam ser reconhecidas com pontuação para progressão na carreira do docente”, completou. O secretário reagiu positivamente e afirmou ter “bastante interesse” na proposta.

O prefeito falou sobre a possibilidade de abertura da Universidade aos fins de semana para atividades de esporte e lazer, como forma de aproximação e fortalecimento da relação dos munícipes com a UFABC. Marcelo Lima adiantou a ideia de uma corrida, que seria organizada entre a prefeitura e a instituição e que serviria de atrativo para as pessoas conhecerem a UFABC.

“Precisamos fazer com que os garotos sonhem com a oportunidade de obter uma vaga na UFABC”, disse Lima.

Durante a reunião, o reitor apresentou um documento a respeito do projeto arquitetônico do Campus São Bernardo e tratou de demandas para a sua consolidação. Ele falou da necessidade de apoio para que seja concluído o acesso pela Via Anchieta e da possibilidade de construção de um heliponto.

Durante as tratativas, o reitor também tratou sobre a possibilidade de que o terreno ao lado do campus fosse acrescido ao patrimônio da Universidade, como forma de ampliar o campus. O prefeito mencionou que há alguns entraves que precisariam ser vencidos nessa negociação, mas se dispôs a tratar sobre o assunto oportunamente.

O reitor lembrou ainda do programa de cotas voltado para estudantes do ABC, o PROEP (Programa de Ingresso para Egressos de Escolas Públicas do Grande ABC). A iniciativa teve início em 2025 e garantiu a reserva de 54 vagas nessa modalidade. A medida visa o fortalecimento da relação das escolas da região com a Universidade.

“É importante os municípios saberem dessa política e incentivarem, desde o fundamental, a busca por uma vaga no Ensino Superior de qualidade”, afirmou Matheus.

Além dos representantes da prefeitura de São Bernardo, participaram, pela UFABC, a chefe de Gabinete da Reitoria, Simone Pellizon, Adilson Miranda, também do Gabinete, e Mariella Mian, chefe da Assessoria de Comunicação e Imprensa.

O prefeito demonstrou concordância em relação às pautas trazidas pela UFABC e indicou gestores municipais para uma reunião de trabalho e planejamento de ações em frentes como: educação, transportes, segurança, infraestrutura, esportes e obras. Nova reunião entre as partes ocorrerá no dia 29 de maio, no campus da UFABC em São Bernardo do Campo.

Matéria original: Clique aqui

*Assessoria de Comunicação e Imprensa – UFABC