Curso é oferecido na modalidade a distância e inscrições vão até dia 30 de junho
Estão abertas as inscrições para a XII turma do curso a distância denominado “Antártica ou Antártida?”. A atividade é uma realização do InterAntar, projeto de extensão da Universidade Federal do ABC (UFABC) que há 12 anos trabalha em prol da formação da mentalidade polar no Brasil.
Para a edição atual, serão oferecidas 100 vagas. Interessados em participar da seleção devem fazer o cadastro até o dia 30 de junho, pelo link: Antártica ou Antártida?
“Antártica ou Antártida?” é um curso de extensão na modalidade a distância, com 60 horas/aula (12 semanas), distribuídas entre os meses de agosto, setembro e outubro de 2025. Haverá duas aulas síncronas, de inauguração e encerramento. As demais, assíncronas, mediadas pelo Moodle.
O público-alvo inclui professores da Educação Básica, estudantes de Licenciatura e de Graduação, e outros profissionais de Educação, museus, parques e de centros de ciência.
Professora do Ensino Fundamental na Rede Municipal de São Bernardo do Campo e Estadual em São Paulo, Osmarina Paiva participou do “Antártica ou Antártida?” em 2018. Ela revela que a oportunidade foi um divisor em sua carreira.
“Não sabia quase nada sobre o continente Antártico, tampouco utilizava a temática em minhas aulas. Aos colegas que ainda não conhecem, recomendo que o façam e sejam também ´picados´ pelo bichinho e a satisfação de trabalhar com assuntos tão ricos e importantes para todos nós”, declara Osmarina.
O curso é composto por roteiros de aulas, textos, videoaulas, jogos, sequências didáticas, imagens, desenvolvimento de Projeto Polar para aplicação em sala de aula, abordando os seguintes conteúdos: História do Continente, Vida Animal e Vegetal, Gelo e Clima.
Outras informações podem ser obtidas no site: www.interantar.com.
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*Texto: Marina Guedes – Assessoria de Imprensa – InterAntar. Adaptação: Assessoria de Comunicação e Imprensa – UFABC
Portal Educa
O Portal Educa tem como objetivo divulgar as ações desenvolvidas no âmbito das Licenciaturas Interdisciplinares da Universidade Federal do ABC (UFABC), bem como servir como um repositório de projetos, oportunidades e discussões referentes ao Ensino Básico e à Formação de professores.
O projeto é uma iniciativa do Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Continuada de Professores e Diretores Escolares com Ênfase na Educação Integral (PRILEI) da UFABC, contando com apoio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFABC.