Formação continuada

Confira todas as ações de formação continuada de professores ofertadas pela Universidade Federal do ABC (UFABC).

Ações:

Dilemas na ciência cidadã: explorando questões éticas na produção do conhecimento científico 

PolarCasters – Educar por meio da produção de vídeos 

Africanidades Por Elas 

Emergência Climática: do negacionismo às alternativas 

Menina Ciência – Ciência Menina 2024

Curso de Formação de Professores: Abordagem histórica na formação de professores de Ciências Naturais

A Matemática é complicada ou complexa?

Abordagem de Ensino Exploratório e Contribuições para a Formação Profissional do “Professor-Pesquisador” na Educação Matemática 

Curso Formação Continuada: Narrativas Histórico Investigativas (NHI) como estratégias didáticas para o Ensino de Ciências, Biologia, Física e Química na Escola Básica 

Africanidades: Por uma educação antirracista 

Divulgação Científica: Parceria entre Escolas, Museus e Universidades 

Metodologias Ativas e Afetivas de Ensino e Aprendizagem 

Oficina de Educação em Sexualidade 2023 

Iniciação a Educação Financeira 

Formular e resolver problemas: em busca de soluções 

O ensino por investigação e a metacognição nas aulas de ciências no início da escolarização 

O raciocínio matemático na educação básica 

Ciência participativa na Mata Atlântica: propostas pedagógicas para a alfabetização científica

Ciclo de seminários sobre materiais didáticos em Cultura Oceânica inclusiva 

Curso de extensão | Africanidades: Brasil Negro e Quilombola – 5ª turma

Contos de Escola 

Oficina de Paleontologia na perspectiva CTSA: a Pré-história do Brasil em sala de aula

Conversas sobre decolonialidade no ensino de matemática

(Neuro)Ciência, Cultura e Educação 

Tecnologias digitais no ensino da matemática: a voz e a vez 

UFABC para MiN@s 2022 – Curso online sobre as áreas STEM: Ciência, dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental

A influência das emoções na prática educativa: concepções e vivências de professores de ciências

Curso de Extensão Antártica ou Antártida (2020)

GNU Radio como instrumento de ensino de processamento de sinais 

Filosofia e Formação: a condição tecno-humana 

Curso Tô no Rumo – Jovens e escolha profissional 2018

Produção de Material Didático para o Ensino de Ciências, Física, Química, Biologia e Matemática

Digitalização de objetos de aprendizagem

Oficina História das Ciências no Ensino Fundamental: perspectivas teóricas e prática docente

Curso de Língua Portuguesa: comunicação eficaz na UFABC

Curso de Formação Continuada: Multiplicadores no Ensino de Botânica

África na Longa Duração

Formação Continuada de Professores de Ciências em Cubatão: Entre Linguagens, Saberes e Educação Científica

Oficina pedagógica: ensinando ciências com atividades investigativas

Educação em Direitos Humanos

Gênero e Diversidade na Escola

Programa Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio

Curso de Extensão Ciência Cidadã nas escolas

Curso de Libras Básico – Módulo I (2017)

Conceitos de Astronomia para Professores da Educação Básica 2017

Curso de Extensão “O Ensino de Álgebra para Educação Básica”

A História da Ciência Sob Enfoque CTS na Prática Pedagógica de Professores de Química

Matemática nos Anos Iniciais e o Desenvolvimento do Pensamento Algébrico

Curso de extensão “Química e Cultura no Ensino”

Curso de Extensão “Programação em Python: Inserindo mulheres na Tecnologia”

Formação Matemática para o Ensino da Álgebra Escolar

Curso de Extensão: “Pan-africanismo: tendências e desafios para o Brasil no século XXI”

Transgenia e jogos: (des)construindo paradigmas em sala de aula

Projetos de Trabalho e Modelagem Matemática: Integração de áreas do conhecimento na Educação Básica

Neurociências e Educação: um diálogo necessário

Ensinando Ciências Com Atividades Investigativas

Princípios e Fundamentos da Oratória e Comunicação

Oficina de formação de professores – Educação em ética e direitos humanos

Vivenciando a Matemática através dos Jogos

Relações Étnico-Raciais e a Questão Nacional Brasileira

Aulas investigativas de química para o Ensino Fundamental I

Abordagens de Ensino de Matemática e o ENEM

Produção de Material Didático para o Ensino de Ciências e Matemática 2017

Curso Caminhos do Mar

Pibid nas Férias: Arte, Ciência e Tecnologia

Perspectivas filosóficas sobre a questão da finitude

Mapeamento Coletivo

Curso Livre de Humanidades Epistemologias do Sul

Formação continuada de professores da educação básica: Filosofia desde África e história da África

Ensino de Astronomia no Grande ABC

Em busca de potência: professores, suas vivências e caminhos para a ação pedagógica

Curso de Língua Portuguesa Presencial para Refugiados e Imigrantes em situação de alta vulnerabilidade

Metodologia Científica para pesquisadores surdos

Experimentação e instrumentação no Ensino de Biologia: práticas de professores

Gênero e Resistências no Sul Global

Alimentos, flores e ervas do dia-a-dia: conhecendo mais sobre as plantas ao nosso redor

Padrões e Regularidades na Matemática Escolar 

Tecnologia e Cultura no Ensino de Química

História das Ciências e Ensino: fomento à reflexão crítica na Educação Científica explorando números, álgebra e geometria

Projeto Arandu – Engenharia aplicada ao Ensino Básico

Desvendando o universo Stricto Sensu: como ingressar no Mestrado

Somos todos cientistas? Buscando um ensino de ciências para a vida

Saiba mais informações CLICANDO AQUI