PRILEI no EREBIO: Ensino de Ciências da Natureza nos anos iniciais do Ensino Fundamental sob a perspectiva de projetos de conscientização socioambiental

A estudante Giovanna Barbosa Vital, licencianda em Ciências Naturais e Exatas (LCNE) da Universidade Federal do ABC (UFABC) e bolsista do PRILEI, integra a equipe de Coordenação do programa, atuando com foco em ações de Apoio, Pesquisa e Aproxima.

Orientada por Danusa Munford e ao lado de Fabiana Lima de Queiroz, Rosalva de Sousa Barbosa e Adriana Rocha Pereira do Nascimento, Giovanna compartilhou os caminhos percorridos pelo grupo a partir do “Projeto Faixa Limpa II”, desenvolvido em parceria entre a universidade, uma ONG e uma escola pública. A proposta teve como foco o desenvolvimento de atividades práticas voltadas à conscientização ambiental, como caminhadas, mutirões de limpeza e rodas de conversa. A experiência foi pensada para investigar o impacto dessas ações tanto na aprendizagem dos alunos quanto na formação das licenciandas envolvidas.

Nosso principal objetivo foi investigar como a parceria entre a universidade, uma ONG e uma escola pública poderia contribuir para a formação dos alunos dos anos iniciais e também para a nossa formação como futuras professoras”, destacou Giovanna. Segundo ela, a experiência revelou um engajamento significativo dos estudantes nas atividades, refletindo inclusive em melhores desempenhos nas disciplinas de Ciências da Natureza.

A comunicação oral apresentada no VI EREBIO – Regional 1 marcou a primeira participação da estudante em um evento acadêmico da UFABC, vivência que, segundo ela, foi marcante: “Participar do EREBIO foi muito enriquecedor. Eu gostaria de ter participado de tudo, porque cada atividade oferecia algo novo e valioso para a nossa formação.” Giovanna ressaltou ainda a importância das trocas de experiências com colegas e professores de diferentes regiões do Brasil, que ampliaram sua compreensão sobre as múltiplas realidades educacionais existentes no país.

O trabalho evidenciou o papel da comunidade escolar como parte fundamental do sucesso do projeto, ao mesmo tempo em que fortaleceu o olhar pedagógico das licenciandas diante da prática docente. “Conseguimos vivenciar de perto os desafios e as possibilidades do ensino na Educação Básica, entendendo melhor como planejar e aplicar atividades com sentido real para os alunos”, comentou Giovanna.

A partir da experiência, o grupo pretende continuar desenvolvendo ações que aproximem o ensino de Ciências da realidade dos alunos, com foco no pertencimento, cidadania e cuidado com o território. “A ideia é que eles não apenas aprendam sobre meio ambiente, mas também se reconheçam como parte ativa da sua comunidade”, concluiu a estudante.

Os trabalhos apresentados no VI Encontro Regional de Ensino de Biologia, 2⁠º Simpósio de Programas Institucionais de Formação Inicial de Professores e 5⁠ª Semana das Licenciaturas da UFABC em breve serão disponibilizados na integra pela comissão organizadora dos eventos. Mais informações estão disponíveis em https://erebioregional1.com.br/.

PRILEI

PRILEI (Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial e Continuada de Professores com ênfase na Educação Integral) é um programa especificamente voltado para a inovação de Licenciaturas, com destaque à questão da interdisciplinaridade, envolvendo, em nosso caso, a constituição em rede que tem como líder a UFABC e as parceiras USP (na figura da Cátedra Alfredo Bosi do IEA-USP) e UniSantos. Os cursos da UFABC envolvidos no projeto, dada a sua clara natureza inovadora e interdisciplinar, são a Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas (LCNE) e a Licenciatura em Ciências Humanas (LCH), com as primeiras turmas iniciadas em 2020, nos períodos noturno e diurno.