Questões curriculares nas Ciências da Natureza são tema de pesquisas desenvolvidas por bolsista do PRILEI

Os primeiros resultados das investigações foram apresentados no VI EREBio – Regional 1 lançando um olhar sobre a BNCC

A estudante Alice Oliveira da Cruz, Licencianda em Ciências Naturais e Exatas (LCNE) da Universidade Federal do ABC (UFABC) e bolsista do Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial e Continuada de Professores com Ênfase na Educação Integral (PRILEI), tem desenvolvido suas pesquisas no campo das questões curriculares das Ciências da Natureza, destinando especial atenção às propostas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Durante o VI Encontro Regional de Ensino de Biologia, 2⁠º Simpósio de Programas Institucionais de Formação Inicial de Professores e 5⁠ª Semana das Licenciaturas da UFABC, que aconteceu de 23 a 25 de abril, em Santo André – SP, a estudante apresentou dois trabalhos com os primeiros resultados obtidos na investigação.

O primeiro deles, intitulado “Saberes tradicionais indígenas e o currículo da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias”, faz parte de seu projeto de Iniciação Científica, orientado por Adriana Pugliese, professora do Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH) da UFABC, e teve como objetivo identificar a presença dos saberes indígenas tradicionais no currículo de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Os resultados encontrados apontaram para uma baixa presença de questões relacionadas aos saberes tradicionais no documento. “Identificamos apenas três relações ao longo de todo o documento, o que aponta para uma baixa conexão das propostas a esses saberes”, explica Alice.

O segundo trabalho apresentado no evento, intitulado “BNCC – Ensino Médio e Cidades Educadoras: um primeiro olhar sobre a área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias” e orientado por Tárcio Minto Fabrício, pesquisador colaborador do PRILEI – UFABC, teve como objetivo identificar aproximações das propostas da BNCC na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias com os princípios balizadores da Carta das Cidades Educadoras.

“Em relação a esse trabalho, foi possível identificar mais conexões entre as propostas das Cidades Educadoras e as habilidades e competências previstas na BNCC. Entretanto, o tema não se esgota nessa etapa e ainda pretendemos aprofundar nossas análises”, revela a estudante.

As próximas etapas das pesquisas devem voltar o olhar para outros documentos curriculares como, por exemplo, o Currículo de São Paulo. “Com essas pesquisas esperamos contribuir na discussão sobre a BNCC e outros documentos curriculares, indicando possíveis direções para a criação de currículos mais inclusivos e que considerem as diversas realidades dos estudantes brasileiros”, conclui Alice.

Os trabalhos apresentados no VI Encontro Regional de Ensino de Biologia, 2⁠º Simpósio de Programas Institucionais de Formação Inicial de Professores e 5⁠ª Semana das Licenciaturas da UFABC em breve serão disponibilizados na integra pela comissão organizadora dos eventos. Mais informações estão disponíveis em https://erebioregional1.com.br/.

PRILEI

O PRILEI (Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial e Continuada de Professores com ênfase na Educação Integral) é um programa especificamente voltado para a inovação de Licenciaturas, com destaque à questão da interdisciplinaridade, envolvendo, em nosso caso, a constituição em rede que tem como líder a UFABC e as parceiras USP (na figura da Cátedra Alfredo Bosi do IEA-USP) e UniSantos. Os cursos da UFABC envolvidos no projeto, dada a sua clara natureza inovadora e interdisciplinar, são a Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas (LCNE) e a Licenciatura em Ciências Humanas (LCH), com as primeiras turmas iniciadas em 2020, nos períodos noturno e diurno.