Produção Científica

Conheça a produção acadêmica recente da UFABC na área de Educação:

A história das ciências e da matemática como recurso no ensino de medida de tempo no ensino fundamental

Resistências, apropriações e alternativas de escolas ao programa Inova Educação

Imagens poéticas do fim do mundo: arte, eco-comunicação e percepção ambiental

O lugar na construção de uma educação popular a partir de Milton Santos, Paulo Freire e Bell Hooks

O estágio supervisionado a partir da abordagem autobiográfica: um estudo com histórias de vida de professores e a formação docente

Currículo(s) da cidade: as perspectivas das Cidades Educadoras na mediação entre juventude(s) e conhecimento

Educação científica e atividades pedagógicas em um parque natural na perspectiva dos modelos de comunicação pública da ciência

Os modelos de comunicação pública da ciência em feiras de ciências virtuais: uma análise das edições online da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE)

Por que quis me tornar professor e o que aconteceu depois? Motivações, desafios e sucessos na trajetória dos egressos da Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do ABC

A importância da pesquisa participante para a divulgação e a comunicação científica direcionada aos estudantes-sujeitos da Educação de Jovens e Adultos

A luz, seus fenômenos e os instrumentos: um estudo iconográfico da óptica (1665-1798)

Estado do Conhecimento: o Semipresencial no Ensino Superior

Jogo didático como ferramenta de aprendizagem interativa

Possibilidades para a equidade de gênero por meio do ensino de Ciências por investigação

O ensino da língua brasileira de sinais (Libras) sob a ótica de um professor surdo e de uma professora ouvinte

Ciência e imaginação nos anos iniciais do ensino fundamental

Spatiotemporal relationships in science lessons: Building learning opportunities over time

Da história à alimentação: proposta de uma sequência didática para o ensino das plantas alimentícias

O livro didático de ciências da natureza segundo professores dos anos iniciais do ensino fundamental

Motivation to learn through interactive lectures: a chemistry research popularization

Chemistry Scientific Dissemination Video: Impact on the Perception of University Students

Os níveis de formulação: proposta de aulas complexificada sobre as emergências climáticas

Educação para o Risco: contribuições da complexidade, da reflexividade e das produções socioambientais

O perfil dos estudantes de bacharelado e licenciatura em física no Brasil entre os anos de 2009 e 2022: uma análise a partir do Censo do Ensino Superior

Professores de Física da cidade de São Paulo: um olhar relacional para a desigualdade educacional

Atividades com potencial lúdico-pedagógico no ensino de botânica na visão de professores de Ciências e Biologia

Acessibilidade no Museu de Microbiologia do Instituto Butantan

História das ciências africana e afro-brasileira: uma perspectiva decolonial no ensino de química pautado na lei 11.645/2008

Monolinguismo e colonialidade do saber: reflexões sobre a utilização do inglês na universalização da ciência

Educação sexual: uma análise sobre legislação e documentos oficiais brasileiros em diferentes contextos políticos

Alfabetização Científica na Formação de Professores de Ciências: conceitos e suas implicações para a transformação social

Diálogos com Paulo Freire na educação em saúde: aproximações entre o referencial teórico e as falas de professores de ciências e biologia

Os Saberes em Ação de Professores na Escola Básica que Aproximam Aluno e Conhecimento